Limpando os pincéis – parte 1

3 jul

Eu fiz um video sobre limpeza de pincéis, mas eu resolvi fazer upgrade no software de edição de vídeo. Aí… Nada mais funcionou. Para não perder a viagem, resolvi quebrar o conteúdo do vídeo em diversos posts para falar sobre limpeza de pincéis.

Pela internets a fora, a gente encontra diversos tutoriais sobre limpeza de pincéis: como limpar, quais produtos usar, qual água usar, quis movimentos fazer. Muita informação é simplesmente jogada, muitas vezes com argumentos fracos e sem pesquisa para embasamento. Eu sempre fui do tipo de pessoa que gosta de entender e não decorar coisas. Por isso, pesquisei e li para tentar desmistificar a limpeza de pincéis. Para essa primeira parte, vou discutir os produtos e a água.

Produtos

Na grande maioria da literatura, lava-se os pincéis com shampoo de bebê, shampoo normal, detergente ou sabonete antibacteriano. Os pelos dos pincéis funcionam como nosso cabelo: a única parte do cabelo que é viva é a que está dentro da nossa cabeça. Usamos diversos cremes para restaurar a proteína do fio para conservá-lo do sol, poluição, etc. Dessa forma, é bastante importante tirar todo do shampoo/sabão do pincel. Além disso, pode-se seguir com uma fase usando um condicionador para deixar o pincel fofinho.

As diferenças entre cada produto são as seguintes:

  • Shampoo de bebê e Shampoo normal: o que faz o shampoo de bebê tão especial para bebês é o fato de não arder o olho. A substância que faz o olho arder é a mesma que faz com que o shampoo crie espuma. Os shampoos de bebê, em geral, possuem um agente formador de espuma (surfactante) mais leve. Por isso ele fazem bem menos, se não, nenhuma espuma, não ardendo o olho do bebê. Além de fazer espuma, o surfactante é o elemento responsável por dissolver a gordura e óleo do cabelo. Como o surfactante aqui é mais leve, ele não retira a sujeira efetivamente. Bebês não são tão sujos, mas nossos pincéis talvez necessitem ser lavados mais de uma vez com o shampoo de bebê. Já o shampoo normal tem um surfactante mais poderoso, por isso ele arde o olho, faz mas espuma e tira melhor a sujeira.
  • Detergente e Sabão antibacteriano: ambos possuem agentes que matam bactérias, normalmente o triclosan e triclocarbono. Tanto o sabonete normal quanto o sabonete antibacteriano matam germes. O sabonete antibacteriano é apenas mais efetivo que o sabonete normal, ou seja, ele elimina mais bactérias através de ressecamento da célula. Por conta desse ressecamento que nossa pele fica um pouco mais sensível ao usá-los. Shampoos que compramos em supermercado não possuem agentes antibacterianos, não é a principal função dos shampoos e essa é a principal diferença entre sabão e shampoo.

Em química,  semelhante dissolve semelhante. A Michelle Phan e a Renata usam óleo para ajudar na limpeza dos pincéis. Eu não consegui encontrar o porquê do óleo ajudar a dissolver os produtos mais cremosos (delineador, base, corretivo, sombra em creme, blush em creme), mas que funciona… Funciona.

Água

Ferver água não filtrada mata apenas as bactérias e os microorganismos e faz a água ficar prórpria para uso, mas não elimina contaminantes perigosos que permanecem na comida. Analogamente, o fato de usar água fervente para limpar seus pincéis não favorece.
Se a água fervente não favorece, a água quente ou morna nem a fria também não favorecerá. Dessa forma, se você lava seus pincéis com a água da torneira, tanto faz se ela é fria ou quente. Escolha a que mais lhe agrada.

Fontes:

http://thebeautybrains.com/2010/06/19/how-is-baby-shampoo-different/

http://thebeautybrains.com/2006/04/22/how-shampoos-work-part-1/

http://thebeautybrains.com/2012/04/12/can-soap-really-kill-germs/

http://www.biomedicinapadrao.com/2012/05/pesquisa-de-estudantes-de-biomedicina.html

http://conversadebeleza.wordpress.com/2010/11/16/lavando-pinceis/

http://www.michellephan.com/post/my-ultimate-diy-brush-cleaner

http://www.mundomax.com.br/blog/tag/sobre-a-agua/

About these ads

4 Respostas to “Limpando os pincéis – parte 1”

  1. Vanessa 25/09/2012 at 14:45 #

    Obrigada pelo link, gostei daqui e vou colocá-lo no meu blogroll também. :)

    Eu sempre preferi lavar com xampu para cabelos oleosos do que com o de bebê, é bem mais eficiente. Talvez para cerdas naturais um xampu mais delicado ajude na conservação, mas para cerdas sintéticas, que seja o que limpa melhor né?

    Com relação à água quente, realmente não vai ter ação bactericida, mas a temperatura ajuda a dissolver melhor a sujeira.

    Sobre a questão do óleo, eu vejo assim:
    Apesar das pessoas dividirem as coisas apenas em polares e apolares, a coisa não é tão absoluta assim, existem diversos graus intermediários (o que torna possível, por exemplo, a existência dos óleos de banho trifásicos). A água é chamada de solvente universal mas de fato tem afinidade apenas para dissolver apenas substâncias polares.
    O uso do óleo é bom porque, tendo predominância apolar, vai dissolver os componentes que tiverem maior compatibilidade com ele, principalmente as ceras e componentes sólidos ou mais densos, bastante presentes em produtos cremosos. Quando eu digo dissolver, eu quero dizer que vai ficar tudo misturado numa fase só.

    O surfactante não dissolve o óleo, ele faz com que a fase oleosa fique dispersa na fase aquosa em forma de micelas. Então, se você já tiver o grosso dissolvido numa fase líquida e oleosa, é mais fácil dela ser eliminada com o uso do surfactante.

    • Priscilla Kurtz 25/09/2012 at 20:29 #

      Nunca achei que, na minha vida, eu teria de estudar química pra alguma coisa que eu realmente gostasse…! :)
      Bom saber de todas essas coisas, Vanessa. Obrigada eu por me me colocar no teu blogroll.
      Eu tentei, do fundo do meu coração (e cérebro), pesquisar tudo pra tentar colocar tudo certo. Mas química, realmente, nunca foi meu forte! Hahahaha
      Vou pegar as infos que você colocou aqui no comentário e vou complementar o post.
      Eu acho importante ter na internet informação que informa. Se é que isso faz sentido. :)

Trackbacks/Pingbacks

  1. Limpando os pincéis – parte 2 « Make Para Viagem - 12/08/2012

    [...] de sabermos a diferença entre os produtos que podemos lavar nossos pincéis e qual água escolher, hora de falar com o que podemos lavá-los, quais os movimentos e como colocá-los na água para [...]

  2. Como limpar pincéis de maquiagem + Como descartar maquiagem vencida | Reatividades - 05/07/2013

    […] Make para viagem: Limpando os pincéis – parte 1 […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 459 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: